É incontestável que o Facebook se tornou uma excelente ferramenta de comunicação das empresas, oferecendo várias oportunidades de engajamento para incremento de vendas e/ou branding da marca. Porém tenho visto inúmeras vezes promoções no facebook desrespeitando as diretrizes para este tipo de ação de marketing.
Por incrível que pareça, Várias agências de marketing digital promovem suas promoções sem ficar atentos a estas regras podendo criar um problema sem tamanho para seus clientes e para seus direitos em gerenciamento de páginas. Recomendo sempre procurar empresas recomendadas para prestar um bom serviço de consultoria em marketing digital para sua própria segurança.
É sempre muito polêmico falar de Promoções e Sorteios no Facebook , mas infelizmente regras existem e não concordo com todas elas, mas vale lembrar que o Facebook, mesmo que possa parecer, não é nosso!
As regras abaixo estão disponíveis no contrato de uso do Facebook e vale lembrar que ao infringir estas regras você esta dando oportunidade de ser banido do Facebook!
https://www.facebook.com/page_guidelines.php
Antes de começar a sortear qualquer coisa, é fundamental que você escolha um aplicativo para sorteios devidamente aprovado pelo Facebook para realizar o processo. Nada de criar um aplicativo seu, usar o Excel, etc.
Ex: Sorteieme e YesGanhei! São os mais conhecidos.
1 – Não é permitido na promoção tornar como sendo obrigatório compartilhar o banner da promoção!
Ex: “Compartilhe esse post para participar do sorteio!”
Para né? Você vai me dizer: “Todo mundo faz isso!”
Infelizmente é a principal e mais polêmica proibição e é a que mais vemos ser praticada indevidamente.
Para promover a promoção legalmente faz-se necessário usar os anúncios do FacebookAds. Será porque essa regra existe?
2 – Exigir que o usuário curta uma foto ou imagem publicada;
3 – Solicitar que o usuário curta outra fan page além da página que esta promovendo a promoção.
4 – Solicitar que deixe uma mensagem no post;
5 – Marcar amigos em fotografias;
“Marque 10 amigos na imagem ou post para participar da nossa promoção!”
6 – Solicitar que o usuário post um vídeo na fanpage ou fotografia para obter acesso a promoção.
7 – Solicitar que o internauta dê um check-in na loja para participar;
8 – Informar que a melhor frase será escolhida.
9 – O resultado do concurso ou sorteio não pode ser realizado in-box ou chat e sim em um post na linha do tempo da fanpage com as felicitações e o nome do ganhador;
10 – Tornar obrigatório que para uma promoção tenha validade é necessário uma quantidade de postagens ou de curtir.
Fique atento e não leve “sustos” desnecessários prejudicando a sua imagem e a da sua empresa.
Exige-se ainda que se faça lembrar através de descrição que não é o Facebook que patrocina ou administra o sorteio. As ferramentas de sorteio que sugeri acima já incluem essa mensagem automaticamente para ajuda-lo no processo de criação da promoção ou sorteio no Facebook.
A CAIXA é responsável pela autorização de distribuição gratuita de prêmios e sorteios filantrópicos.
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4 motivos para não usar Curta x Compartilhe em suas promoções no Facebook
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[avatar user=”FlavioSabugo” size=”thumbnail” align=”left”]Flavio Sabugo é Executive Coaching, Palestrante e Consultor de Marketing. A 15 anos se destaca na área comercial em empresas nacionais e multinacionais. Possui graduação em Marketing, o que lhe credencia de maneira competitiva no mercado por possuir uma vistão sistêmica de 2 áreas essenciais das empresas na atualidade. Marketing e Vendas.
Apaixonado por tecnologia se especializou no mercado digital para desenvolvimento de estratégias em empresas que pretendem potencializar seus resultados através da internet.
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