Para falarmos sobre conversão e como aumentar a taxa de conversão é preciso primeiro responder uma outra pergunta:
Possuir uma análise constante e o mais detalhada o possível dos números do site é a melhor maneira de entender corretamente os resultados obtidos, possibilitando os ajustes e assim ter o melhor desempenho possível.
“Antes de pensar em executar alguma ação na internet você deve definir metas, objetivos e métricas. Deve estipular prazos e meios para conferir se suas metas estão sendo cumpridas.
Aonde você quer chegar? Quantos fãs pretende alcançar? Quantos novos clientes? Qual é a taxa de conversão esperada? Defina tudo o que puder definir!” Ramon Tessmann
Irei tratar sobre algumas destas análises para definirmos o que se deve medir no site para que saibamos exatamente o que pode ser feito para melhorar os resultados.
Talvez você esteja se perguntando o que seria aumentar a conversão e até já deve ter ouvido falar algo sobre o assunto, pois o mercado tem evoluído no uso da internet para o incremento de negócios e estes assuntos tem se tornado uma necessidade do dia a dia.
Segundo o Wikipédia: Em geral, conversão é a transformação de uma coisa em outra. Podemos entender, então, que conversão nada mais é do que a ação de transformar internautas interessados em internautas ativos.
Não necessariamente a conversão precisa ser uma venda, pois em uma página aonde se obtém cadastros (leads), a cada novo usuário cadastrado já é uma ação de conversão.
Você não precisa ter uma loja virtual (e-commerce) para que seja possível uma ação de conversão, pois converter nada mais é do que levar o internauta a tomar determinada ação, seja ela uma venda, um cadastro, um download, etc, que tenha um valor mensurável para seu negócio.
Normalmente o que buscamos no final de cada ação do internauta é uma ação comercial, porém a partir do momento que o internauta se engaja com o seu produto e com sua marca, ele está mais próximo de se tornar um cliente e aí sim você vai converter vendas!
As conversões aumentam as oportunidades de vendas tanto on-line quanto em seu estabelecimento (off-line).
Enquanto, que para criar tráfego para o site é bem mais fácil (ou não). O grande desafio é direcionar o verdadeiro público alvo para o seu site e depois potencializar ao máximo as chances deste internauta comprar!
Não adianta nada gerar milhares de visitas ao site procurando uma determinada conversão, se estes internautas não são o seu público alvo desejado ou não estão no momento ideal de conversão. Provavelmente isso não vai gerar o resultado ideal.
Uma das grandes ações realizadas no mercado de publicidade online é a promoção do site para maior visitação, gerando o que chamamos de maior tráfego. Muitas empresas acabam dando muito valor ao tráfego e poucos pensam em como transformar tráfego em negócios efetivos. Lembre-se de que é a venda que gera retorno sobre o investimento, não é o tráfego puro e simplesmente.
Um ponto importante a ser levado em consideração é a pesquisa. Precisamos entender o seu público-alvo para conhecer o seu comportamento de compra. Identificando melhor a forma de apresentar a mensagem ao consumidor e oferecer recursos persuasivos suficientes para a sua decisão de compra.
Tenho advertido os empresários seguidamente em minhas consultorias de que existe uma velha e equivocada mensagem há muito tempo repetida de que um site é um “cartão de visitas na internet”. Um site precisa ser muito mais que isso! Sua empresa esta aberta na internet para todo mundo 24horas e 365 dias para criar mais oportunidades de atender clientes em qualquer lugar e aumentar assim os resultados de vendas. Simplesmente descrever a história da sua empresa e adicionar os produtos que você vende não convence ninguém de que você é a melhor escolha que ele pode fazer. Ele vai pesquisar o mercado em busca da empresa que lhe ofereça maior afinidade e segurança.
Os métodos de otimização de conversão utilizam-se de recursos de marketing, design, ferramentas de marketing digital, criando assim um “ambiente ideal” de negócios. Essas técnicas a cada dia são mais estudadas e implementadas em todo o mundo e tem sido aos poucos reveladas por especialistas do Brasil que começam a experimentar essa nova forma de criar no internauta uma nova experiência de compra com o objetivo de aumentar a porcentagem de visitantes que se transformam em clientes.
Esta experiência de compra proporciona uma profunda sinergia com o cliente para persuadir os visitantes a uma decisão de compra.
Como comentei anteriormente essas técnicas não necessariamente precisam estar apenas em um e-commerce, mas também em páginas institucionais, pois a sua página deve em poucos minutos convencer o consumidor que procura determinado produto e/ou serviço de que sua empresa possui o que ele precisa e convencer de que você é a melhor opção para atender as suas necessidades.
Este processo muitas vezes é demorado, pois o “timing de compra” é diferente em cada cliente e para isso é preciso manter um relacionamento mesmo que distante com o consumidor até que o mesmo esteja no “momento ideal” de compra. Este consumidor precisa entender melhor o que esta comprando e precisa pesquisar no mercado a “empresa ideal” para fazer negócio, com isso uma empresa que mantém um relacionamento contínuo com o seu cliente, possui muito mais chances de efetivar vendas neste momento em que o cliente já se decidiu a comprar.
O processo de decisão de compra precisa partir do internauta, porém podemos estimulá-lo a tomar essa decisão. É preciso respeitar as suas intenções promovendo um contínuo desenvolvimento da imagem da empresa e quebrando suas objeções. Deve-se promover um rico aprendizado sobre seu produto e a sua marca para que a cada dia o lead se sinta mais a vontade em procura-lo para fazer negócios.
Quanto maior o valor que oferecemos no site, maior será a taxa de conversão. Para oferecer esse valor, o ideal é que se utilize de elementos persuasivos.
“O melhor modo de levar os visitantes a agir é apelar para suas motivações emocionais fundamentais.”
Tim Ash
Os elementos persuasivos são estudados e apresentados pelo pesquisador Robert Cialdini, um dos maiores nomes em persuasão. O seu livro “As Armas da Persuasão” é um clássico no tema.
Para conhecer alguns elementos de persuasão ensinados por Robert Cialdini acesse o nosso post: 6 elementos para tornar um site persuasivo.
Investir em um bom design para o site é fundamental. O consumidor é cada dia mais exigente. Preocupe-se em ter boas imagens no seu site.
O site precisa ser fácil de usar, inspirar confiança e criar o desejo.
Andrew Chak
Tenha uma meta principal em mente para o seu site. Um objetivo claro.
“A boa estratégia começa com a definição correta do objetivo.”
Michael Porter
Ao pensar em desenvolver o seu site, pense em seu público alvo, entenda bem o seu comportamento, os seus gostos e hábitos para que seja possível interagir de maneira efetiva com ele através de uma comunicação assertiva e que possa o induzir a uma tomada da decisão.
Estude seus concorrentes, o que se fala sobre o seu produto ou serviço na imprensa. Você já procurou no Google pelo seu produto/serviço para conhecer o que o mercado esta apresentando?
Segundo Tim Ash, um dos maiores nomes em conversão:
“Antes mesmo de você examinar as questões e problemas específicos de sua página, você deve tentar vê-la pelos olhos de sua audiência.”
Entenda que o seu consumidor não tem o mesmo conhecimento que você sobre o seu produto, sendo assim, ofereça textos de fácil leitura evitando termos técnicos e o direcione durante a navegação de maneira simples. Utilize o máximo de recursos visuais para descrever a sua solução para o internauta. Mas cuidado! Usar muitas imagens coloridas e movimentando-se na tela estão em completo desuso e utilizar som de fundo então. Não mesmo!
Apresente em destaque os seus canais de contato como telefone, endereço, e-mail e se possível chat. Mantenha os seus canais nas Redes Sociais e o seu Blog sempre a vista do internauta e constantemente atualizados.
Busque através de textos e imagens deixar o internauta confiante de que o ambiente em que ele está é seguro,
Tim Ash também apresenta em seu livro que existem 3 Regras do Desejo na Web:
Utilize o Google Analytics para analisar estas e outras informações que ficam disponíveis através do histórico em que o site esta ativo. Você pode explorá-los para que você entenda de maneira detalhada o comportamento do internauta em seu site, encontrando oportunidades e otimizando assim os seus resultados:
Sugiro a leitura destes 3 livros clássicos para ajudá-lo a deixar o seu site o mais intuitivo e persuasivo o possível:
[separator top=”40″]
[avatar user=”FlavioSabugo” size=”thumbnail” align=”left”]Flavio Sabugo é Executive Coaching, Palestrante e Consultor de Marketing. A 15 anos se destaca na área comercial em empresas nacionais e multinacionais. Possui graduação em Marketing, o que lhe credencia de maneira competitiva no mercado por possuir uma vistão sistêmica de 2 áreas essenciais das empresas na atualidade. Marketing e Vendas.
Apaixonado por tecnologia se especializou no mercado digital para desenvolvimento de estratégias em empresas que pretendem potencializar seus resultados através da internet.
Apesar de ser uma das mais antigas mídias digitais, você sabia que o e-mail marketing…
Se o título falasse do sucesso, antes da caminhada seria imprescindível fazer um checklist dos…
E Porque Você tem que fazer o quanto antes uma Página no Facebook para Empresa…
Ter ou não ter uma Landing Page? Eis a questão? Na verdade eu faria outro…
Se você ainda não utiliza ou não sabe o que é uma Landing Page, você…
O Facebook atualmente é a Rede Social com a maior audiência no Brasil e aprender…
Leave a Comment