As redes sociais passaram do status de entretenimento e rede de comunicação pessoal para se tornar um dos principais meios de comunicação das empresas, já faz algum tempo. Aqueles que desacreditaram do seu potencial e não viam ali nenhum futuro se enganaram. Hoje a maioria das empresas quando precisa divulgar produtos, serviços, e inclusive sua filosofia coloca as redes sociais como meio de comunicação além da tv, rádio e veículos impressos.
As redes mais usadas são Youtube, Facebook, Twitter, Instagram, MySpace. Em 2011, 99% dos internautas brasileiros entraram em sites de relacionamento, segundo dados divulgados pela Comscore, o Brasil possui mais 66 milhões de usuários na internet. Este é um dos primeiros motivos de se investir neste meio, uma vez que grande parte do público está concentrada ali.
A divulgação por ali se torna mais rápida, o público é atingindo diretamente, além de ser possível ser mais direcionado. O diferencial das redes sociais em relação às outras mídias está justamente na interação, em tempo real, entre a empresa e o seu público, além de conter informações sobre o comportamento do consumidor.
No Facebook a estratégia é usar frases ou textos curtos seguidos de ma imagem de divulgação, no Twitter é além do texto curto levar os clientes para um link indicado. A empresa precisa além de criar uma página ter uma estratégia de comunicação, saber como atualizar e como divulgar informações, que muitas vezes vão além apenas do produto podendo dar dicas relacionadas ao mercado em que atuam.
Criar uma página nas redes sociais é quase obrigatório em qualquer empreendimento, e, além disso, é preciso saber gerenciá-las e utilizar todas as ferramentas que disponibilizam. Os profissionais chamados de analistas de redes sociais sabem a melhor hora para postar novas informações, quais dados serão úteis ao publico e como interagir.
Além de meio de divulgação as redes sociais funcionam como SAC, por ali os clientes fazem contato e deixam suas reclamações e sugestões. Por isso é preciso estar atento para dar um rápido feedback e não prejudicar a imagem da empresa. A rapidez da internet faz com que reclamações se propaguem de forma veloz
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[avatar user=”FlavioSabugo” size=”thumbnail” align=”left”]Flavio Sabugo é Executive Coaching, Palestrante e Consultor de Marketing. A 15 anos se destaca na área comercial em empresas nacionais e multinacionais. Possui graduação em Marketing, o que lhe credencia de maneira competitiva no mercado por possuir uma vistão sistêmica de 2 áreas essenciais das empresas na atualidade. Marketing e Vendas.
Apaixonado por tecnologia se especializou no mercado digital para desenvolvimento de estratégias em empresas que pretendem potencializar seus resultados através da internet.
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